contato@institutomar.org.br

Set/2019 - Dia Mundial da Limpeza 2019 - RJ

No dia 22 de setembro, o Instituto Mar e a Aiuká, com o apoio e a participação da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, do CEDRO - Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras, dos Escoteiros Ostrinhas de Cristo e da Polícia Ambiental, realizaram a limpeza da região de mangue no Bairro da Liberdade em Rio das Ostras. Além da limpeza, foi realizado o plantio de 50 mudas de espécies de Mangue Preto, Branco e Vermelho nesta região. Contamos com a presença de 50 crianças, 10 adolescentes e cerca 30 de adultos.




Set/2019 - Dia Mundial da Limpeza 2019 - SP

No dia 21 de setembro, junto a 18 milhões de voluntários em todo o mundo, o Instituto Mar e a Aiuká, com o apoio e participação da Prefeitura de Praia Grande, do Aquário de São Paulo, do Instituto Biopesca e da ONG “Pés de Barro”, realizaram a limpeza de 1 km da faixa de areia da Praia da Guilhermina.
O IMAR também se reuniu com a secretaria do Meio Ambiente da Praia Grande-SEMA e com a Secretaria de Educação de Praia Grande, onde firmamos importantes parcerias para esse e futuros eventos. Durante o evento, também contamos com o apoio da Guarda Civil Municipal.




Palestra na Escola Villare

No dia 16 de setembro, o Instituto Mar ministrou para o corpo técnico da Escola Villare uma palestra sobre “Conservação da Fauna Marinha”, abordando principalmente as ações antrópicas como o lixo e a necessidade dos projetos de educação nas escolas.




Set/2019 - Visita à SAESA- Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano do Sul

No dia 05 de Setembro, o Instituto Mar visitou o Centro de Triagem de Coleta Seletiva da cidade de São Caetano do Sul. Fomos recebidos pela equipe da Prefeitura e da Cooperativa onde pudemos conhecer os processos e problemas envolvidos com a reciclagem em uma cidade com recursos. Os números da quantidade de lixo gerado são impressionantes. Por dia, nesta cidade, são gerados 180 toneladas de lixo, e por mês a prefeitura consegue reciclar aproximadamente um dia de coleta de lixo: cerca de 180 toneladas. Além do trabalho social, gerado pela a reciclagem, o Centro de Triagem de Coleta Seletiva ainda recebe alunos da 5ª série das escolas municipais em uma sala de aula voltada para a Educação Ambiental. Sem dúvida, este é um exemplo de modelo a ser seguido.

O importante neste caso foi o diagnóstico de três situações:
- as pessoas ainda tem dúvidas do que pode ser reciclado ou não;
- como essas informações devem chegar até o contribuinte;
- embalagens que não são recicladas.




Jun/2019 - Fórum Ambiental da Bacia de Santos- Reflexões sobre o lixo no mar/UO-BS 2019

Dia 11 de junho - A apresentação da Presidente do Instituto Mar Dra. Valeria Ruoppolo, abordou a politica do “Lixo Zero” e a “Logística Reversa” durante o segundo dia do Fórum Ambiental da Bacia de Santos - Reflexões sobre o lixo no mar/UO-BS 2019.



Jan/2019 - Campanha não use descartáveis



Dezembro/2018

O Instituto Mar participa do "2° Congresso Online Nacional de Animais Silvestres - CONAAS".

Congresso

www.conaas.com.br



Setembro/2018 - Guarulhos - SP

Instituto Mar ministra a palestra "Cetáceos - Biologia Aplicada e Conservação" na Universidade de Guarulhos.

Palestra Palestra



Setembro/2018 - Florianópolis - SC

O Instituto Mar organizou o "4° Congresso Latino-Americano de Reabilitação de Fauna Marina".

Congresso Congresso Congresso Congresso

www.reabilitacaofaunamarinha.com.br



Agosto/2018 - São Bernardo do Campo - SP

Instituto Mar ministra a palestra "Medidas para a Conservação de Animais Marinhos" - Universidade Metodista.

Medidas para a Conservação de Animais Marinhos



Maio/2018 - São Paulo - SP

O Instituto Mar participa da "Mesa Redonda: Discutindo os Oceanos de Lixo" - UNIP.

Mesa redonda



Maio/2018 - Panamá

Instituto Mar organiza "Acadêmia de Líderes" do Let´s do it! World da América Latina no Panamá.
Desafios da Presidente do Instituto Mar Valeria Ruoppolo, que é embaixadora do World Clean Up Day na  América do Sul.
Valeria Ruoppolo, Presidente do Instituto Mar, ajudou 23 países da América Latina e ilhas do Caribe a participar do Dia Mundial da Limpeza. Esta é uma conquista notável para o Let's Do It!. De acordo com Valeria, ela encontrou todos os países muito abertos à cooperação e está animada com a colaboração após uma recente Academia de Líderes realizada no Panamá, reunindo diferentes grupos de todo o continente. Segundo Valeria, a América Latina tem tantos problemas sociais que é difícil pressionar uma agenda ambiental, acrescente a isso que não há cultura voluntária na América Latina. O trabalho nestes países deve ligar a gestão de resíduos às questões de saúde, abordar os problemas sociais através da limpeza e abastecer o público com informações. O World Clean Up Day tem atraído pessoas caridosas que não têm medo dos grandes desafios. E trabalhar com catadores, levou a um novo nível de entendimento e também uma solução importante para o lixo descartado. Quando há um valor associado a ele e quando as pessoas o veem como um recurso, essa é a chave.

Let´s do It! Let´s do It! Let´s do It! Let´s do It!

www.worldcleanupday.org



Jan/2018 - Estônia

Presidente do Instituto Mar, Dra. Valéria Ruoppolo, participa da "Acadêmia de Líderes" do Let´s do It! World e da "Clean World Conference" na Estônia.

Let´s do It! Let´s do It! Let´s do It! Let´s do It!



Nov/2017 - Praia Grande - SP

A Presidente do Instituto Mar, Dra. Valeria Ruoppolo, foi convidada para ser a Embaixadora do "Let's do it! World" na América Latina.

World Clean Up Day


Páginas: 01 - 02